sábado, 15 de dezembro de 2012

PARA BOM ENTENDEDOR ...

COMO MELHORAR OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM?
Os estudos recentes mostram que não existe correlação entre mais despesa com os alunos e melhoria dos resultados escolares. Nem tão pouco entre menor número de alunos por turma e melhoria de resultados dos alunos.
Os países com melhores resultados ... têm escolas capazes de atrair bons professores. O que distingue esses países dos que têm resultados medíocres é a capacidade dos primeiros de atrair para a profissão docente os melhores estudantes.

A melhoria dos resultados nas escolas chinesas, na Coreia do Sul e em Singapura é o resultado da combinação de vários fatores: 
-  mais rigor na seleção de professores; 
-  maior envolvimento dos pais na educação dos filhos;
-  expetativas educacionais elevadas de alunos, professores e pais.

A qualidade dos professores é uma variável importante. A correlação entre a qualidade dos professores e a melhoria dos resultados dos alunos é grande.

A análise dos fatores de crescimento económico dos países mostra que há uma grande correlação entre o ensino de qualidade, capaz de formar alunos com elevados conhecimentos e competências, e o crescimento da economia.

(Publicado em Profblog, em 11 de Dezembro de 2012) 



Comentando:

Parece-me que entendi.
Contudo, gostaria que o texto tivesse definido que só há bons professores quando estes recebem formação - inicial e continuada - adequada e de boa qualidade.
Deixar tudo ao acaso das boas vocações, não me parece garantir sucesso.
Claro que eu também sei que muitos professores não aceitam esta necessidade de formação. Aliás, a consciência dessa necessidade é inversamente proporcional à sua necessidade real. 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário