segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

UMA "VELHA" LIÇÃO SEMPRE RENOVADA

Pelo que tenho ouvido ou lido, antigamente, os homens mais velhos acumulavam uma sabedoria que ia crescendo de geração para geração.
Hoje, nem sequer existe comunicação entre as gerações. Por isso, a sabedoria nem se transmite, nem se acumula. Na verdade, nem há sabedoria para transmitir. Por mais duro que isto possa parecer, eu entendo que alguns dos mais velhos que conheço, não passam de velhos tontos que nada têm para dizer que valha a pena ouvir.
Contudo, tive o privilégio de conhecer alguns velhos que muito me ensinaram em termos do comportamento e da responsabilidade que todos devíamos sentir e assumir nas nossas relações com os outros.
Um desses meus amigos mais velhos, disparou-me um dia em que falámos de política e de políticos esta certeira pergunta:
- Ouve lá: Tu sabes qual é a diferença entre um político medíocre e um politico sério?
Vendo-me um tanto embaraçado à procura de uma resposta, disparou:
- É que o político medíocre diz e faz aquilo que o povinho quer. E o político sério diz e faz aquilo que de que o povo necessita.

Fiquei durante algum tempo a assimilar o conteúdo do que acabava de ouvir. Confesso que ainda hoje vou ao dito do meu velho amigo para não me deixar enredar nas teias que alguns habilidosos vão tecendo para nos iludirem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário