segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ISTO SOA BEM?



Em tempos normais, o Governo governa e o Banco de Portugal toma conta da regulação bancária, da política monetária, junto dos seus parceiros do euro, e vigia as contas e o cumprimento das metas do Governo. Agora, o Banco de Portugal é um parceiro da governação e isso já é considerado normal, ao ponto de aparecer sem surpresa na procura de uma solução para um problema eminentemente político. E devemos estar preocupados com a solução "técnica" que aí vem.

    E o PS, faria algo de diferente? Isto é, sabemos que o seu discurso é diferente, assim como os objectivos anunciados, mas se o enquadramento de governo não mudar, é grande a probabilidade de se voltar ao mesmo. 

    Paira um grande equívoco no ar, segundo o qual as Finanças precisam de um técnico à frente. Todavia, sabemos que isso não é verdade na maior parte da Europa. É preciso pensar nas vantagens de entregar o Ministério das Finanças a um político, bem acompanhado dos bons técnicos que por lá há. E pensar também nas vantagens de o Banco de Portugal se concentrar numa das suas funções fundamentais, de vigilância ao Governo. Ao devolver a governação financeira à política, talvez sejam menores os riscos de se tomarem medidas com custos eonómicos gigantescos e nenhum retorno.

Pedro Lains, 23 Set. 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário