sexta-feira, 12 de outubro de 2012

VALOR E FAMA

Só o que nasce com qualidade tende a sobreviver. Tudo o que é feito com intenção de "brilhar", tende para a efemeridade.
Daí resulta que haja coisas que, tendo alcançado um rápido e fulgurante sucesso, estão condenadas a cair rapidamente no total esquecimento. Por que uma coisa é a fama , outra o valor que permanece no tempo ou que, com o tempo, acabarão por ser notadas, ou constantemente relembradas.
A memória que conserva certas coisas para a História de um tempo ou de um lugar, é pouco influenciada pela fama ou notoriedade que essas coisas tiveram.
Por isso, há hoje como sempre houve e continuará a haver, quem deliberadamente procure o sucesso mas apenas alcance a fama. Mas, a densidade e a seriedade que se põe na realização das coisas, determina a sua densidade e o seu valor.
Por isso, há hoje como sempre houve e continuará a haver, quem rejeite a forma ligeira de obter sucesso, preferindo o valor do que se faz, sem pensar no sucesso que se pode obter como criador. No fundo, criar, em sentido pleno, é pensar mais na obra sem cuidar de obter fama ou proveito.
A História tem critérios de selecção que, na maioria dos casos, não coincidem com os critérios do tempo em que as coisas foram criadas. 
Quantas vezes, os verdadeiros criadores são os que se escondem no quase total anonimato, dedicados de corpo e alma à sua missão de criar...

1 comentário: