quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A INEVITÁVEL CICLICIDADE DA HISTÓRIA?


Uma política económica justa deve evitar a todo o custo que as grandes riquezas sejam sejam conseguidas pela criação de grandes pobrezas. Como conseguir que os homens, todos o homens, entendam claramente isto?

A economia do "vale tudo" para atingir todos os fins, acaba sempre por arrastar todos para a inevitável tragédia que é esta Comédia Humana. Porque, ainda que demore muito, chegará sempre o dia em que os que foram desprezados, humilhados e espoliados, se erguerão em revolta exigindo vingança, tentando repor a justiça, reequilibrando a distribuição da riqueza.
Sempre assim foi e sempre assim voltará a ser. Porque, na sua insaciável estupidez, os prepotentes nunca aprendem a controlar a sua ambição e os justos ainda não conseguiram aprender que é importante  manterem-se unidos para evitarem voltar a serem vítimas dos seus opressores.
Mas, haja esperança. Olhando com inteligência e objectividade para a história das civilizações, percebe-se que há um avanço contínuo embora, por vezes, tenhamos a nítida impressão de que estamos recuar.
Acreditem porque é absolutamente verdade: nenhum de nós gostaria de voltar a viver como viverem os que nos antecederam há, por exemplo, 500 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário