segunda-feira, 10 de maio de 2010

A longa noite dos fados

Passa-se comigo uma coisa que eu não sei mesmo explicar. Quanto pior é a situação em que me encontro, mais eu fico embasbadado a ver até onde as coisas vão parar. Aconteceu comigo que, sem saber muito bem como, me deu para me meter à chuva e ir ver a sessão de fados no Centro Cultural, no passado sábado à noite. Nem sequer imaginei no que ia meter. Calculem só:  nove fadistas cantando cada um quatro fados,  um cantando três fados e dizendo umas piadas e anedotas, dá trinta e nove fados cantados, mais uma senhora de idade debitando poesia.  E tivemos sorte porque faltou um fadista. Dou-vos a minha palavra de honra que os mais velhos que estavam à minha volta, começaram a cabecear de sono e o vizinho que ficou à minha direita chegou mesmo a ressonar. 
Eu nem queria acreditar no que estava a acontecer. Uma boa parte do pessoal aproveitou o intervalo para se raspar. E eu, sempre parvo e com a minha doentia curiosidade fiquei até final para ver o que aquilo ia dar. Se a primeira parte ainda tinha tido algum interesse, apesar da grande diferença de qualidade entre os cantores, na segunda, as coisas tornaram-se por vezes muito difíceis de aguentar. A noite foi-se arrastando até cerca das duas da manhã, quando a dita senhora  ainda brindou o que restava da assistência, com mais alguns versos. Eu já estava tão perdido de sono que nem me lembro do que ela disse. 
Uma coisa é certa: apesar do gosto que tenho pelo fado, não caio noutra destas tão depressa. E olhem que alguns do que cantaram, cantaram muito bem.
Eu meto-me em cada uma!...

Sem comentários:

Enviar um comentário