segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Talvez porque é Outono

Hoje, o dia amanheceu com um céu de chumbo, um cinzento carregado que nos tira a vontade de fazer seja o que for. Precisamos de encontrar ânimo para ultrapassar um dia assim. Ainda por cima, uma chuva miudinha carregou mais a nossa tendência para nos sentirmos deprimidos.
Passei os olhos pelos diversos blogues. Parece que, também eles, estão com falta de entusiasmo, algo abatidos por este Outono que começa a anunciar o frio de Inverno que se aproxima. Um dos blogues fala do Orçamento Participativo. Também eu, que passei por todas as sessões, pude constatar a falta de adesão e de entusiasmo participativo. No dos empresários ainda houve um arreganho de oposição manifesta, muito bem contestada pelos responsáveis pela animação da sessão. De facto, quem tem telhados de vidros... deve esconder a mão e a pedra para não se expor a apanhar pedradas. 
Nessas sessões, pode-se constatar que, em Campo Maior, há um défice de capacidade democrática para a intervenção. Foram muitos anos de quero, posso e mando e de muita acção mais para adormecer do que para estimular a participação das pessoas de forma a colaborarem na resolução dos problemas colectivos. Vai ser precisa muita paciência e muita insistência para que renasça a vontade de intervir. 
Para isso, ponham-se de parte essas tontas manifestações de suposta animação e promovam-se coisas que vão ao encontro da inteligência e das capacidades das pessoas. É esse o caminho que me parece certo para, de forma consolidada, se construir um futuro para esta comunidade. Sem isso, estaremos condenados à "apagada e vil tristeza" em que nos estamos a consumir.

Sem comentários:

Enviar um comentário