COMO MELHORAR OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM?
Os estudos recentes
mostram que não existe correlação entre mais despesa com os alunos e
melhoria dos resultados escolares. Nem tão pouco entre menor número de
alunos por turma e melhoria de resultados dos alunos.
Os
países com melhores resultados ... têm escolas capazes de atrair
bons professores. O que distingue esses países dos que têm resultados
medíocres é a capacidade dos primeiros de atrair para a profissão
docente os melhores estudantes.
A melhoria dos
resultados nas escolas chinesas, na Coreia do Sul e em Singapura é o
resultado da combinação de vários fatores:
- mais rigor na seleção de
professores;
- maior envolvimento dos pais na educação dos filhos;
- expetativas educacionais elevadas de alunos, professores e pais.
A qualidade dos
professores é uma variável importante. A correlação entre a qualidade
dos professores e a melhoria dos resultados dos alunos é grande.
A análise dos fatores de
crescimento económico dos países mostra que há uma grande correlação
entre o ensino de qualidade, capaz de formar alunos com elevados
conhecimentos e competências, e o crescimento da economia.
(Publicado em Profblog, em 11 de Dezembro de 2012)
Comentando:
Parece-me que entendi.
Contudo, gostaria que o texto
tivesse definido que só há bons professores quando estes recebem formação -
inicial e continuada - adequada e de boa qualidade.
Deixar tudo ao acaso das boas
vocações, não me parece garantir sucesso.
Claro que eu também sei que
muitos professores não aceitam esta necessidade de formação. Aliás, a
consciência dessa necessidade é inversamente proporcional à sua necessidade
real.
Sem comentários:
Enviar um comentário