segunda-feira, 13 de maio de 2013

ACERCA DA LEI



Não existe coisa alguma que seja legítima só para alguns
E ilegítima, portanto, para os outros.
A Lei estende-se igualmente por toda a parte e para todos
Como o ar que governa em todos os lugares
E a infinita luz dos Céus.

Empédocles, filósofo grego que viveu em Agrigento, entre 483 a. C. e 423 a. C., escreveu estes versos.
A sua concepção do Universo baseava-se na combinação de quatro elementos essenciais: Terra; Água; Ar; Fogo.
Sobre estes elementos actuavam dois princípios motores: o amor que os agrega e harmoniza; o ódio que os desagrega e os põe em conflito provocando a desordem.

A sua concepção está muito marcada pelo pensamento originário, muito antigo, do tempo em que viveu, há mais de 2.500 anos. Mas, há na filosofia verdades que são eternas devido ao modo como radicam no conhecimento profundo da natureza humana.
Ora, se é verdade que o homem consegue fazer mudar a natureza das coisas a uma velocidade por vezes vertiginosa, tem uma grande dificuldade em mudar a sua própria natureza. Por vezes, temos a impressão de que, à nossa volta, tudo está constantemente em mudança, menos a nossa alma. 
Repare-se como, hoje, século XXI, em que tanto conhecemos acerca do Universo em que estamos inscritos, existem ainda tantos homens que persistem em desconhecer a verdadeira natureza da Lei. Ou seja, no que respeita à concepção da Lei, ainda há hoje quem tenha dela um conceito muito imperfeito se comparado com o conceito que Empédocles expressou nos belos versos transcritos no começo deste texto.
E, o pior de tudo: alguns desses homens arvoram-se em decisores e julgadores dos direitos dos outros homens.

Sem comentários:

Enviar um comentário