segunda-feira, 23 de junho de 2014

HOJE DEU-ME PARA PENSAR …



Não consigo decidir-me em concluir se esta é a terra que me calhou ou a terra em que encalhei. 
Sim, porque uma e outra das hipóteses, apresentam em si uma substancial diferença: 
- Se a razão mais certa for a primeira, então eu sou vítima de uma infeliz circunstância e nisso não me cabe qualquer culpa; 
- Mas, se a razão maior for a segunda, então a questão é muito diferente e não tenho motivo para me queixar de nada, nem de ninguém.

Fui eu que escolhi aqui continuar e, pior que isso, fui eu que me fui deixando ficar, por acomodação, por estupidez, ou por falta de capacidade de decisão.

No caso da razão ser a primeira hipótese, eu teria sido vítima de um tremendo azar. Mas, … que diabo! Então porque fui ficando, sim, porquê? Porque é que ainda aqui estou? À espera do quê, numa terra em que não há nada para esperar?



Vocês estão a ver? De repente, hoje acordei voluntarioso e decidido, a pensar pôr-me daqui para fora. 
Será de alguma coisa que comi e que me caiu mal? 
Não sei, mas vou deixar que as coisas assentem e, depois, logo se verá.

1 comentário:

  1. Entendo o seu pensamento, eu também senti isso há mais de 50 anos e nesse tempo, mais difícil do que é hoje, por ter estudado, graças às possibilidades de meu Pai, consegui alguns conhecimentos e migrei. Após uma vida de trabalho como Funcionário Público em Portugal, Angola, Rep. do Zaire, novamente em Portugal até me aposentar e regressei às origens e aqui estou. Lá fora, longe desta Terra, pensava nela com nostalgia, apesar das que me acolheram me terem sempre tratado bem, mas a nossa Terra, o nosso Berço, sempre me apelou ao regresso. O meu amigo, que só tenho o prazer e o privilégio de o conhecer da NET e ler com muito agrado o seu Fonte das Negras, comungo dos seus pensamentos, mas faço-lhe uma sugestão: Se é novo, parta à procura de algo melhor, todavia não diga que aqui não há nada, esta é a Terra que nos viu nascer e que há-de sempre ter um lugar especial no nosso coração. Muitas vewzes diz-se que. " a nossa Terra é mais Madraste que Mãe" isto não passa de um provérbio porque no fundo do nosso coração o que somos é um Povo demasiadamente hospitaleiro como aqueles que pretendem fazer aqui a sua vida. Nós Campomaiorenses somos Pessoas de vistas largas nada para nós deverá ser um obstáculo intransponível..

    ResponderEliminar