quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ironizar não é achincalhar

Aqui vai a minha modesta homenagem ao comentário que o "Dr. Estranho Amor" produziu no blogue De Campo Maior. 
Este magnífico texto ilustra de forma brilhante a diferença que vai entre uma ironia e uma bojarda. Os ditos irónicos usam a inteligência para comentar. Usam o sublinhado para chamar a atenção para certos aspectos. Os ditos irónicos divertem, traçam a caricatura e realçam tiques. 
As bojardas são grosseiras, são lançadas como quem pretende apenas ofender. A bojarda é um insulto que ofende. A bojarda tende a ferir e não a corrigir.
Um texto como aquele que agora se refere, não é ofensivo. Não pretende magoar. Pretende antes chamar a atenção para o defeito, para o exagero, para a falta de cuidado no que se faz e no que se diz. No fundo, pretende intervir de forma crítica e benevolente procurando que as coisas sejam feitas com mais cuidado para que funcionem melhor.
Ainda bem que há gente como este "Dr. Estranho Amor" aqui, em Campo Maior. 
Já que o blog Campo Maior na Internet está a ponderar abrir um concurso para eleger os melhores blogues de Campo Maior, desde já proponho que este comentário seja proposto como candidato à categoria de "melhor comentário". Eu voto nele.

Sem comentários:

Enviar um comentário