terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS

De passagem por Lisboa, pude constatar que as iluminações de Natal estão na cidade, embora se note alguma contenção nos gastos, como determinam as contingências do tempo presente. Mas Lisboa é uma cidade que por si só é motivo de desenvolvimento de actividades económicas, principalmente do comércio e do turismo, sendo, portanto, a iluminação do Natal um verdadeiro investimento.
Mas, no regresso, também me agradou constatar que, aqui, em Campo Maior, onde as coisas não se põem deste modo, a contenção foi muito grande, o que não deixa de ser motivo para elogiar. Por mais que não seja, pelo simbolismo e pelo exemplo. Esperemos que os responsáveis pela gestão autárquica continuem a demonstrar atenção aos problemas e a procurar resolvê-los em vez de os agravar de forma insensata.
Por vezes temos certa dificuldade em entender o que é determinado pelos que assumem as funções de governar porque, nem sempre, o que é decidido nos parece ser o mais justo. Contudo, manda o bom senso que tentemos entender as razões que determinam certas decisões. Se foram ditadas pela falta de coragem, devem ser rejeitadas e combatidas porque pecam por cobardia e porque não tomam as decisões mais justas e mais acertadas. Mas, se são ditadas pelas circunstâncias que impedem que seja feito o melhor, então, teremos de fazer um esforço para avaliar as razões que levaram a tomar essas medidas. Porque, há intenções que, parecendo claramente injustas à partida, devem ser tomadas para evitar consequências ainda maiores, se eles não fossem tomadas.
Vivemos um tempo difícil de entender, custoso de suportar e tão incerto que nos tira a capacidade de prever o que pode vir a acontecer a seguir.
Bom, mas é tempo de Natal. É tempo de despedida do Ano Velho e de fazer o balanço para o Ano Novo que está a chegar. 
Já agora, vou aderir à ideia que me parece interessante de colocar uma vela na janela na noite de Natal. Simbolicamente, pode querer dizer que mantemos viva a esperança apesar das dificuldades que enfrentamos.
Façamos aqui uma paragem. É tempo de nos dedicarmos à família e de fazermos o balanço pessoal da nossa vida. No próximo ano cá estaremos para recomeçar. 
BOM NATAL E UM ANO NOVO, O MELHOR POSSÍVEL.

Sem comentários:

Enviar um comentário