quinta-feira, 7 de julho de 2011

Acudam que aí vem o "rating"!

Fernando Pessoa escreveu:

Melhor que isto é Jesus Cristo
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca... 

Parecendo nada de importância dizer, o poeta disse tudo o que de importante devia ter sido dito.

Reparem neles, feitos baratas tontas, azuados, sem saberem que fazer com as suas belas teorias, com as suas análises sistémicas da situação económica, com os seus truques de alto saber sobre finanças. Agora que já não podem insultar, acusar, difamar e deitar culpas sobre os responsabilizáveis, porque, agora, levados pela sua enorme ambição, se tornaram eles os maiores responsáveis, aí estão,  armados em virgens abusadas, enganadas e violadas, clamando aos sete ventos contra os que, usando da sua boa fé, causaram a sua desgraça.
Então esta gente tão sábia, tão astuta, tão cheia de artimanhas e de habilidades, não conseguiu compreender esta verdade tão simples? Bastava um pouco de humildade e de bom-senso para  compreenderem que em certos jogos não há lugar para solidariedades, para respeito pelos compromissos e muito menos para gratidões ou reconhecimentos de serviços prestados. Há apenas lugar para cumplicidades e cada um dos cúmplices deve saber que cada um procura apenas o máximo proveito sem olhar a recompensas.
Passos Coelho queixa-se de "murro no estômago"... Sua Excelência, o Presidente diz-se revoltado e decepcionado... Mas que é que esperavam? Não compreenderam a função que voluntariamente  se propuseram desempenhar? Não entenderam que tendo sido convidados a abrir as portas não estavam incluídos no direito de participar na pilhagem?
Não tem de quem, nem de quê se queixar quem aceitou cumplicidades das quais nada de bom havia a esperar.
O pior é que agora, nem podemos dizer-lhes com desprezo: "Pois agora aguentem-se!" Porque, de facto, quem tem que aguentar somos todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário