sábado, 18 de setembro de 2010

Diversão e cultura

Aqui estão duas coisas que deviam ser bem distintas e sobre as quais se faz tanta confusão. Aliás, a confusão é tanta que as câmaras municipais costumam meter no mesmo saco as actividades de diversão e as realizações culturais. Claro que daqui resultam grandes prejuízos porque, por vezes, a diversão toma o lugar da cultura e isso empobrece muito a acção cultural que compete às câmaras desenvolver.
A diversão feita de forma inteligente, sensata e controlada, serve para descontrair, para aliviar tensões e para retemperar forças desgastadas pelo esforço e pelo cansaço que exigem determinadas profissões e o dia a dia da vida das pessoas.  O pior é quando a diversão, usada de forma insensata e desregrada, se torna apenas uma maneira de alcançar outras finalidades. Aí torna-se apenas manipulação. E todos sabem a que ponto as coisas chegam em alturas de eleições. 
Por vezes o exagero com que se promovem certas diversões leva as coisas para o campo da parvoíce e fomenta a imbecilidade em vez de contribuir para o enriquecimento das pessoas.
Já a cultura, entendida de forma honesta e ponderada, deve ser um meio para o desenvolvimento intelectual da população. Embora, muitos a utilizem de modo a que deixa de poder ser considerada como verdadeira cultura. Há casos em que descamba para atitudes de tal presunção e ostentação, que afasta mais as pessoas do que as atrai. Ora, a cultura que não implica algum divertimento e contentamento aos que participam em actos culturais, não cumpre a sua missão.
Provavelmente, uma maneira de tornar mais clara e útil a acção cultural das câmaras municipais, seria que estas, em vez de, como acontece tantas vezes, se meterem a organizar os eventos de diversão e de cultura, apoiassem as iniciativas promovidas por sociedades e associações ou grupos locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário