terça-feira, 28 de setembro de 2010

Língua portuguesa

Dizia Fernando Pessoa, a "minha Pátria é a língua portuguesa". A mim ensinaram-se desde pequenino que se deve amar e respeitar a Pátria. O que quer dizer que, se tivermos a mesmo opinião do nosso grande poeta, devemos amar e respeitar a língua portuguesa. Ora, o que mais se vê por aí são grandes atentados à nossa língua. Mas o que mais me incomoda é o exagero no uso de palavras de outras línguas, principalmente o inglês, quando em português existem palavras para designar as mesmas coisas. 
Vêem-se empresas e produtos que têm nomes em inglês, algumas com a justificação da globalização e de ser mais fácil entrarem nos mercados estrangeiros. Em parte até se aceita. Mas a nível oficial parece-me uma coisa muito estranha. Quem não se lembra da famosa campanha de promoção do "Allgarve", que foi motivo de risota e de chacota nacional por ter sido considerada uma ideia muito ridícula? Porque devia ser o Estado a dar o exemplo e a respeitar a língua portuguesa, sem concessões de qualquer ordem. A nível local, a moda de dar nomes em inglês a certos eventos também está aí. Esperemos que não venha para ficar.  Parece que há a intenção de mostrar que se faz diferente apenas porque se muda o nome. 
Na minha opinião isto revela, sobretudo, uma grande dose de parolice.
Bom, e assim sendo: "Adeus, adeus, até à próxima mensagem"!

Sem comentários:

Enviar um comentário