quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Porque será?

Porque será que sempre que se critica o funcionamento de qualquer serviço público, logo vêm os senhores e as senhoras funcionários reclamar porque estão a ser atacados e a atacar privilégios que eles têm como sagrados direitos?
Porque será que os funcionários públicos se julgam iguais em direitos  mas se recusam, em definitivo, a serem igualados em deveres aos do sector privado?
Porque será que os funcionários públicos acham natural que os do sector privado tenham de cumprir horários e tarefas previamente estabelecidas e defendem, para si próprios, o direito a atrasos, pausas injustificadas e outras regalias e incumprimento de tarefas que afectam e prejudicam o funcionamento dos serviços?
Porque será que havendo funcionários públicos excepcionais no cumprimento das suas obrigações, nunca assistimos ao reconhecimento do seu mérito? 
Porque será que nunca ou raramente se vêem as chefias agir disciplinarmente contra os que não cumprem, fechando os olhos a todos os atropelos e tropelias?
Porque será que todos aceitam que os funcionários do sector privado sejam constantemente avaliados e se faça uma avaliação "de faz de conta" quando se trata do sector público?

Será por tudo isto que este país funciona tão mal?
Será porque na administração pública  - central e local -, cuidam mais de inventar lugares para funcionários do que pôr funcionários a desempenhar funções de modo a que os serviços funcionem bem?

Sem comentários:

Enviar um comentário