sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Ainda sobre os ciganos

Por temperamento e por formação, tenho muita dificuldade em aceitar teorias e posições fundamentalistas, seja sobre o que for. A realidade das coisas nunca é a preto e branco. Há sempre muitas tonalidades e muitos aspectos diferentes a considerar, sobretudo, quando se trata de questões sociais.
Pergunto-me muitas vezes se a defesa fundamentalista do que alguns consideram ser a cultura cigana, querendo dizer com isso que têm e devem conservar comportamentos que lhes são próprios, não é uma forma que leva mais à conservação dos sofrimentos que essa gente tem sofrido ao longos dos muito milhares de anos desde que terão chegado à Europa. 
Afinal em que consistem hoje esses comportamentos? Na sua grande ignorância que os torna incapazes de garantir a sua sobrevivência em condições aceitáveis? Ou que os torna numa espécie de parasitas na dependência dos povos com que convivem?
E em que condições têm vivido de facto a grande maioria dos milhões de ciganos espalhados pelo mundo? O facto de nunca se terem integrado na totalidade na sociedade, não é a principal causa da miséria das suas condições de vida?
O baixo nível de instrução e a sua falta de educação não serão as causas principais que os tornam tão pouco simpáticos aos olhos das outras pessoas?
Conservá-los na situação de miséria em que vivem é, de facto, a melhor forma de os proteger e de lhes proporcionar melhores condições de vida?
Poderemos não admitir para nós que alguém viva apenas com direitos e sem deveres? E não é isso que, de facto, muitas vezes consentimos aos ciganos?

Sem comentários:

Enviar um comentário