quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Diversão e cultura (outra vez)

Acabo de consultar o portal da Câmara Municipal de Campo Maior e fico espantado com aquilo que leio. Num texto datado de 6 de Outubro, são referidas as iniciativas que tiveram lugar no Centro Cultural da vila, com realce apenas para a sessão de fados na noite de 2 do corrente mês, para o desfile de moda infantil, seguido do espetáculo musical com crianças que participaram no programa da TVI "Uma canção para ti".
Que raio se passa com as pessoas responsáveis por esta informação?
Se alguém a viver fora de Campo Maior procurasse estar informado sobre o que por aqui se passa, ficaria com a ideia de que nada de mais importante se realizou por estas bandas.
Ora bem... Na tarde do mesmo dia 2, assistiu-se a uma manifestação cultural de grande qualidade e de grande interesse para a nossa comunidade: uma homenagem a um campomaiorense ilustre, Professor Doutor Mário Ruivo, personalidade de reconhecimento internacional, a celebração do centenário da República com referência aos familiares do homenageado que tanta importância tiveram na implantação da República em Campo Maior e uma exposição do espólio do pai do homenageado.
Alguma da blogosfera campomaiorense deu grande realce a este acontecimento. Mas parece que os responsáveis autárquicos estão de costas viradas para uma realização que eu pensava que tivesse sido de sua iniciativa. Além de não ser noticiada a cerimónia de dia 2, também não se faz qualquer destaque à exposição que está patente ao público no Centro Cultural.
Voltamos a depararmo-nos com a velha questão: parece que para os responsáveis pela cultura, esta se reduz apenas a actividades de diversão. Porquê? Porque a cultura não dá votos? Vejam lá, eu a julgar que esses tempos estavam ultrapassados.
Francamente... há que ter mais discernimento e mais atenção porque há muita gente atenta ao que se está a passar. Ouçam o que por aqui se diz e verão que tenho razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário